Siegmund von Hausegger (Graz, 16 de agosto de 1872 —- Munique, 10 de Outubro de 1948) foi um maestro e compositor austríaco.

Siegmund nasceu em Graz, filho de Friedrich von Hausegger (1837-1899), um advogado e escritor de música. De acordo com o próprio Siegmund, Friedrich foi “um dos primeiros na Áustria e reconhecer a grandeza do compositor Richard Wagner e esforçou-se ao máximo para propagar sua música e suas ideias”. De acordo com uma fote, o jovem von Hausegger fez das dos ideais críticos de seu pai, o seu veículo. Siegmund estudou música inicialmente sob as lições de seu pai, que em suas próprias composições, podiam-se encontrar um certo Wagnerianismo, incluindo missas, óperas e poemas sinfônicos, como também canções e trabalhos para corais.

Aos dezenove anos, von Hausegger compôs uma missa para coro e orquestra que ele descreveu como “minha primeira composição séria”.Originalmente composta para ser apresentada em sua faculdade, mas o trabalho mostrou-se demasiadamente difícil para seus amigos e alunos. Seu pai o ajudou a organizar uma apresentação particular para uma plateia convidada. Este evencou marcou a estreia de von Hausegger como maestro e compositor.

Anúncios